segunda-feira, julho 01, 2013

0

Haja paciência para sofrer incapazes, medíocres e anormais

Começo a escrever estas linhas e a vontade de colocar em destaque alguns nomes a que, a meu ver, se aplica o título deste post é tanta que até me dá vontade de rir.

Aposto que não haverá ninguém que não conheça pelo menos uma pessoa – vulgo incompetente, que paira, não se sabe bem como (ou até se sabe, mas não se pode dizer) num cargo que requer considerável capacidade cognitiva e sensibilidade humana. 

Tenho a certeza que toda a gente conhece, pelo menos, um anormal que, apesar de só lhe faltar o rótulo na testa, acaba por ocupar um cargo para o qual não tem capacidade rigorosamente nenhuma, mas que lá vai, à custa de uns e de outros, se safando/desenrascando.

Note-se que para isso não é preciso grande destreza: faz-se uma apropriação de um parecer aqui e ali, repete-se algo sonante que se ouviu em algum sítio e, com “coisitas” destas, vai-se levando a coisa para a frente. 

Apesar de me causar alguma revolta, até consigo encontrar em mim alguma forma de desculpar esses idiotas, até porque os verdadeiros culpados são os que os premeiam e que julgam que os restantes de nós “comem gelados com a testa”. Se bem que algumas pessoas me surpreendem pela sua real ignorância, anda para ai muita gente com cabecinha no lugar, que apenas nunca chega a ter uma oportunidade – ou quando tem, não respeita a regra sagrada para manutenção de posto – nunca manifestar a sua real opinião (um bom gestor não tem opinião). 

Não só estamos rodeados de exemplos de que a incompetência é, muitas vezes, premiada – basta efetuar uma análise retrospetiva à nossa experiência de vida, como cientificamente existem, também, estudos que corroboram esta minha convicção. Veja-se, por exemplo, que o psicólogo norte-americano e especialista em Psicologia da Personalidade e Liderança, Prof. Robert Hogan, estima que 55% a 65% dos gestores são incompetentes.

Rezo para que chegue o dia em que se acabe com o culto da incompetência – É que a paciência esgota-se e, quando menos esperar-mos, ainda se pega a estupidez….

Dando uma de gato fedorento:
Pergunta - Sabem porque não se deve discutir com um idiota?
Resposta - Ele arrasta-nos até ao nível dele e depois ganha-nos em experiência…

Mais provas para quê? Como diz a minha irmã: O Sol nasce para todos, mas brilha só para alguns… E assim, lá vai brilhando a estrela central do nosso sistema planetário solar para tantos incapazes e medíocres que andam por ai.

0 comentários: