quarta-feira, junho 15, 2016

0

Os Picarotos não são das "Ilhas de Baixo"

E porque várias pessoas têm “vomitado” esta asneira, aqui vai a minha resposta, para que não me voltem a apresentar esta informação, completamente absurda, e que me coloca, todas as vezes, à beira de um ataque de raiva incontrolável… Haja limite à estupidez e ao atraso intelectual…
Não me digam, não a mim, que os Picarotos são pseudoaçorianos…
Não me digam, não a mim, que as pessoas do Pico são inferiores a quaisquer outras…
Não me digam, não a mim, que os Picarotos não estão ao nível de um determinado padrão, convenientemente tecido à medida de alguns, para exprimir qualquer tipo de habilidade ou capacidade…
Percebam que é precisamente isso que ouço quando me dizem que um Picaroto fica em desvantagem na corrida à presidência do Governo Regional, simplesmente porque é Picaroto.
Enquanto Açoriana e enquanto Picarota não aceito esse tipo de velhacaria informativa e enxovalhante. Que é feito dos Vossos conhecimentos sobre a história governativa deste País???
Tenho de relembrar que Manuel José de Arriaga, nascido na Horta, ilha do Faial, tornou-se, a 24 de Agosto de 1911, o primeiro presidente eleito da República Portuguesa, sucedendo na chefia do Estado ao Governo Provisório. Esse Governo Provisório da República, por sua vez, era presidido por Teófilo Braga, também ele açoriano (de São Miguel), personalidade que acaba por terminar a sua carreira política após exercer o cargo de Presidente da República, em substituição de Manuel de Arriaga, entre 29 de Maio e 5 de Outubro de 1915.
Parece que assistimos a um retrocesso nas mentalidades das pessoas. Impera nesta terra um certo bairrismo ideológico que não se coaduna com os interesses de uma Região que se quer forte e desenvolvida a todos os níveis. A remar cada um para seu lado não vamos lá…
Tenho a honra de conhecer pessoas exemplares em cada uma das ilhas, pessoas dotadas de virtudes invejáveis. A origem da pessoa não me diz nada.
Sou do Pico e vivo em São Miguel… Isso não me define em nada… Amo a minha ilha de origem - amo muito. Também amo o nosso conjunto regional, e julgo que isso é um tempero essencial para fazer de mim uma verdadeira Açoriana - uma Açoriana de coração e não apenas uma açoriana em resultado de uma coincidência geográfica.
Devíamos todos nós, que vivemos nestas ilhas, ser Açorianos de coração, querendo o melhor para as nossas ilhas, para a nossa Região, e lutando, lutando com todos os meios disponíveis para combater a mediocridade, o compadrio e a podridão que se vem enraizando na sociedade açoriana.

Enquanto acharem que existem ilhas de baixo e ilhas de cima a luta está perdida… Vai na volta, estamos mesmo a precisar de um presidente que não seja de São Miguel – perdoem-se os micaelenses…

0 comentários: