terça-feira, março 15, 2016

0

Sobre a Liberdade de Pensamento e de Opinião

Aparentemente o direito à opinião é uma utopia ou pelo menos é algo que assiste apenas a alguns privilegiados, a quem me atrevo chamar de iluminados pela graça do direito ao pensamento individual. Triste é que alguns desse iluminados nem capacidade de reflexão têm – umas autênticas nulidades do ponto de vista do “sumo” que resulta das suas intervenções e uns simples medíocres intelectuais, que vão “cuspindo” umas “larachas” que, por um milagre cada vez mais comum, embora inexplicável do ponto de vista científico, vais convencendo uns e outros…

Cada vez me convenço mais que sou ave rara, pois não engulo trivialidades (favor ver sinónimos) e opiniões vazias de conteúdo. Devo respeitá-las sim – pelo menos em alguns casos, mas não sou obrigada a engoli-las… Como diziam os “Gatos Fedorentos”, “não como gelados com a testa”, nem faço tenções de vir a comer.

Tenho-me apercebido que ser honesta no que toca à opinião sobre algo, ou sobre alguém, deixou, ou talvez nunca foi – não tenho bem a certeza,  de ser uma virtude. Como compreendo aquela máxima de que para fazer inimigos basta dizer a verdade…

Farto-me de ouvir dizer que a população enferma de falta de capacidade argumentativa e reflexiva, ora, quando uma voz se manifesta sobre determinado assunto, surgem logo uma série de tentativas de controlo e de contenção daquele que passa a ser um ato de insurreição.

Não se pode querer que as pessoas tenham uma opinião se qualquer que seja a sua natureza, positiva ou negativa, ela acaba sendo alvo de intolerância. Sim porque a opinião não tem de ser forçosamente negativa – tem apenas de ser honesta e concordante com os nossos princípios morais, técnicos e profissionais. Lamentavelmente muitas vezes um simples reconhecimento ou comentário positivo a algo ou alguém, mesmo que fundamentado, não é bem visto, podendo ramificar-se muito para além daquela que será a caixa limite do razoável em termos de justificação para tal ato.

Aqui vai uma ideia: e que tal começarem a prescrever opiniões??? Percebam que silenciar ou amordaçar a expressão de uma opinião individual poderá ser um assalto à humanidade e à posteridade, pois grandes pensadores  e os seus frutos cognitivos deram sustentação aos princípios que regem as sociedades atuais.

Continuarei a ser fiel a mim própria, louca, sincera e irritante, pois sei que nessas característica, modéstia à parte, existe um certo brilhantismo na minha forma de ser, que cativa poucos e afasta muitos, é verdade, mas que me prende os pés à terra.

Ahhhh, e aos que me dizem para conter esta minha necessidade de manifestar a minha opinião e os meus pensamentos, para não me “queimar” mais… Meus caros, tenho este bronze por alguma razão e vou-me esforçando por mantê-lo…


0 comentários: